Raio:

Arquivo de março, 2019

Depois de uma passagem pelo Reino Unido a Inês Baptista decidiu rumar para a Australia. A inês fala da sua experiência de adaptação, diferenças culturais e ao nível profissional, nomeadamente do sistema de saúde. Conta os seus projetos atuais e futuros, a sua experiência de trabalho como médica no sistema prsional e de reinserção social da Austrália.

Continuar a Ler »

O meu nome é Mara Alves, tenho 29 anos e nasci em Aarau, na Suíça, onde os meus pais viviam na altura e vivi lá também até aos 10 anos.
Terminei a minha Licenciatura em Enfermagem na CESPU em Julho de 2012.
Procurei apenas por alguns meses trabalho em Portugal, mas a situação do nosso país nessa altura estava péssima…. Fui a uma entrevista de trabalho onde me ofereceram 4 euros por hora – como é óbvio não aceitei! Tive de pensar numa alternativa para mim. E aí surgiu a ideia de emigrar…

Continuar a Ler »

A Sílvia Nunes vive em Watton em Inglaterra, é enfermeira, e conta-nos a sua experiência neste país desde 2014. Saiu do país por falta de ofertas de emprego em Portugal.

Ela conta-nos como como passou de auxiliar em Inglaterra enquanto obtinha a validação do seu título profissional, a enfermeira, diretora de um lar e vice-gerente hoje em dia. Conta-nos como foi adaptar-se profissionalmente num sistema diferente do português. Recentemente ganhou mais um prémio a nível nacional, British Care Awards. Acredita que tomou “a decisão certa na altura certa”.  Em 2018 foi eleita figura do ano pelo P3 do jornal Público, facto que também a enche de orgulho. Só tem pena de Portugal não aproveitar os excelentes profissionais que forma.

Fala também da cidade de Watton, da comunidade portuguesa na cidade que a faz sentir em casa.

Continuar a Ler »

A Sofia Gaspar vive em Copenhagen na Dinamarca, é médica anestesista, e conta-nos a sua experiência internacional.

Ela conta-nos as principais diferenças culturais e sociais. Conta-nos como foi adaptar-se profissionalmente a um sistema diferente do português. A oportunidade de realizar investigação na sua área. A sua experiência de maternidade na Dinamarca, como é viver numa cidade que de inverno tem poucas horas de sol e outros aspectos interessantes da vida de uma portuguesa na Dinamarca.

Continuar a Ler »

A Sara Alves vive em Montreux, é enfermeira, e conta-nos a sua experiência internacional que começou em Tenerife, Canarias. Após um ano em Tenerife decidiu rumar para a Suiça tendo efetuado uma nova adaptação cultural e profissional. A Enf. Sara Alves faz o balanço destes anos a viver e trabalhar na Suiça.

Continuar a Ler »