Entrevista a Kate Cowhig | KCR
Kate Cowhig é, ela própria, uma enfermeira, registada como Enfermeira Especialista e Enfermeira Geral, no Hospital de St James, em Dublin, a República da Irlanda. Trabalhou no Hospital Ibn Al-Bitar (Parc Group), em Bagdad, no Iraque, e como Enfermeira no serviço de Cuidados intensivos, em Nova York, nos Estados Unidos.
Kate regressou a Irlanda, o seu pais natal, em Dezembro de 1990, altura em que resolveu fundar a Kate Cowhig International Healthcare Recruitment (KCR). A sua missão e a da KCR e garantir que as futuras enfermeiras tenham acesso às melhores oportunidades de emprego e de progressão na carreira, nos melhores hospitais de ensino, oportunidades que ela própria não teve, devido à crise económica que se fez sentir nos anos oitenta .
Emprego Saúde – Qual o atrativo e as dificuldades deste trabalho? Qual tem sido o posicionamento da sua empresa neste mercado?
KC – A KCR tem ajudado a tornar os Enfermeiros formados na UE, os melhores e mais procurados do mundo, nesta area. A KCR domina os mercados português e italiano, paÃses onde os enfermeiros recém-licenciados recorrem a KCR para obterem o seu primeiro emprego, depois de concluÃrem a licenciatura.
Emprego Saúde – Quais são as oportunidades e ameaças neste momento para um profissional de saúde que queira migrar?
KC – Ainda existe, muitas oportunidades no Reino Unido, tanto para Enfermeiros recém-licenciados, como Enfermeiros já com experiência. Os candidatos precisam ter um nÃvel de Inglês equivalente a um C1 para que, com um mÃnimo de formação adequada, possam passar no exame IELTs, de acordo com os requisitos do NMC.
Emprego Saúde – O Reino Unido tem sido um destino de eleição para profissionais portugueses. Que razões estão na base dessa escolha? Que feedback obtém dos candidatos colocados e dos empregadores?
KC – KCR é uma empresa de recrutamento de na area da saúde lÃder de mercado no que diz respeito a contratação de Enfermeiros qualificados. A KCR recrutou com sucesso mais de 2000 enfermeiros portugueses, para trabalhar em hospitais do NHS, em todo o Reino Unido.
O profissionalismo e dedicação da KCR durante todo o processo, tem excedido as expectativas dos Enfermeiros colocados, no que diz respeito ao recrutamento internacional. Isto traduz-se num feedback positivo e em recomendações para amigos e colegas.
Além disso, o feedback dos candidatos relativamente as oportunidades de emprego tem sido excelente. Muitos têm tido a oportunidade de continuar a sua formação nos hospitais do NHS e progredir na sua carreira para nÃveis de gestão, num perÃodo, muitas vezes, inferior a 2 anos no Reino Unido.
Emprego Saúde – Quais os pormenores que um candidato que procure emprego fora de Portugal não pode descurar?
KC – Os candidatos não podem ignorar a importância da sua capacidade para comunicar em Inglês. É essencial que a partir do ensino secundário e durante os quatro anos de licenciatura, os futuros enfermeiros possam ter formação em Inglês, de modo a que, quando terminarem as suas licenciaturas, tenham um nivel C2.
Emprego Saúde – Que conselho daria a um jovem que está no último ano do curso de formação de base?
KC – Investir em formação em Inglês e tentar realizar o IELTS no seu ultimo ano de curso, de modo a determinar o seu nÃvel de Inglês ainda antes de procurar emprego no Reino Unido.
Emprego Saúde – Que história recorda com mais satisfação no seu percurso como profissionais e recursos humanos?
KC – A KCR tem enfrentado muitos desafios só longo dos anos mas uma história que se destaca foi quando durante uma erupção vulcânica, devido a uma nuvem de cinzas gigante, clientes e candidatos ficaram presos em Portugal durante mais de 10 dias, sem poderem voar e tiveram que viajar por três paÃses da UE por estrada e via férrea para conseguirem chegar ao Reino Unido.
Mais informações em:
https://www.nursingtimes.net/home/your-nursing-career/is-the-nhs-ready-for-non-uk-trained-nurses/7001344.article
https://www.rcn.org.uk/news-and-events/news/urgent-action-needed-to-combat-major-uk-nursing-shortage-warns-rcn
6475 total de vistas, 1 hoje